Explore a genealogia de Noé em Gênesis 10. Descubra as origens das nações e o papel das grandes potências na história segundo a Bíblia.
Posteridade de Noé #
1 Eis a posteridade dos filhos de Noé: Sem, Cam e Jafé. Estes tiveram filhos depois do dilúvio.
2 Filhos de Jafé: Gomer, Magog, Madai, Javã, Tubal, Mosoc e Tiras.
3 Filhos de Gomer: Asquenez, Rifat e Togorma.
4 Filhos de Javã: Elisa e Társis, Cetim e Rodanim.
5 Destes saíram os povos dispersos nas ilhas das nações, em seus diversos países, cada um segundo sua língua e segundo suas famílias e suas nações.
6 Filhos de Cam: Cuch, Mesraim, Fut e Canaã.
7 Filhos de Cuch: Sabá, Hévela, Sabata, Regma e Sabataca. Filhos de Regma: Sabá e Dadã.
8 Cuch gerou Nemrod, que foi o primeiro homem poderoso da terra.
9 Ele foi um grande caçador diante do Senhor. Donde a expressão: “Como Nemrod, grande caçador diante do Eterno.”
10 Ele estabeleceu o seu reino primeiramente em Babilônia, Arac, Acad e Calane, na terra de Senaar.
11 Daí foi para Assur e construiu Nínive, Reobot-Ir, Cale,
12 e Resen, a grande cidade entre Nínive e Cale.
13 Mesraim gerou os ludim, os anamim, os laabim, os neftuim,
14 os fetrusim, os casluim e os caftorim, donde saíram os filisteus.
15 Canaã gerou Sidon, seu primogênito, e Het,
16 assim como os jebuseus, os amorreus, os gergeseus,
17 os heveus, os araceus, os sineus,
18 os aradeus, os samareus e os hamateus. Em seguida, as famílias dos cananeus se dispersaram,
19 e o território dos cananeus era desde Sidon, na direção de Gerara, até Gaza; e na direção de Sodoma, Gomorra, Adama e Seboim, até Lesa.
20 Estes são os filhos de Cam segundo suas famílias, suas línguas, em seus diversos países e suas nações.
21 Nasceram também filhos a Sem, pai de todos os filhos de Héber, e irmão mais velho de Jafé.
22 Filhos de Sem: Elam, Assur, Arfaxad, Lud e Aram.
23 Filhos de Aram: Hus, Hul, Geter e Mes.
24 Arfaxad gerou Salé, Salé gerou Héber.
25 Héber teve dois filhos: um se chamava Faleg, porque no seu tempo a terra foi dividida, e o outro se chamava Jectã.
26 Jectã gerou Elmodad, Salef, Asarmot, Jaré,
27 Aduram, Uzal, Decla,
28 Ebal, Abimael, Sabá,
29 Ofir, Hévela e Jobab. Estes são os filhos de Jectã.
30 A terra que eles habitavam se estendia desde Mesa, na direção de Sefar, até a montanha do oriente.
31 Estes são os filhos de Sem, segundo suas famílias, segundo suas línguas, em seus diversos países e suas nações.
32 Tais são as famílias dos filhos de Noé, segundo suas gerações e suas nações. É deles que descendem as nações que se espalharam sobre a terra depois do dilúvio.
Comentários de Gênesis 10 #
a) Gn 10,1-32 Noelitas: tábua dos povos. Os que estão realizando o enorme trabalho de analisar criticamente a história de Israel e do mundo dão um passo a mais na busca dos verdadeiros responsáveis pelo mal na história. Agora a análise se concentra no conjunto de nações, mas, de um modo particular, nas grandes e poderosas, que com seus projetos de morte oprimiram e humilharam tantas vezes outros povos. Note-se que as nações, das quais os israelitas guardam as mais dolorosas lembranças, estão em relação direta com Cam, o filho amaldiçoado de Noé.
Não é possível atribuir um valor literal a este relato. Estamos diante de um gênero literário chamado “genealogia”, cuja intenção não é fazer um relatório historicamente verificável, mas estabelecer as ramificações de uma descendência que se multiplica no mundo de acordo com uma classificação muito particular. Nem mesmo aqui, como no caso dos filhos de Caim (Gn 4,17-24), trata-se de descendência biológica. Os nomes mencionados se referem a povos, ilhas e nações que se depreendem de um tronco comum, Noé, sinal da vida no meio de um panorama de morte, representada pelo dilúvio. Sua missão e sentido no mundo eram crescer, multiplicar-se, povoar a terra, administrá-la (cf. Gn 9,7), mas nunca foram fiéis a essa missão que Deus lhes havia confiado. Assim, esse gênero literário serve para delimitar e expressar o que os redatores do Pentateuco querem dizer ao “resto de Israel”: que na prática do mal no mundo, as nações, especialmente as grandes e poderosas, têm a maior responsabilidade.
Note-se que os redatores não dividem o mundo em quatro partes, como se faz habitualmente, mas em três, para expressar as relações de Israel com os outros povos: um terço do mundo descendente de Jafé são os povos marítimos (v.5), distantes, desconhecidos e, portanto, neutros em relação a Israel. Outro terço é composto pelos descendentes de Cam, o filho que se fez merecedor da maldição por não haver respeitado seu pai. As relações que estabelece com a descendência de Cam, isto é, com as nações que procedem desse tronco maldito, são negativas. Aqui estão incluídos os países que mais dor e morte causaram a Israel: Babilônia, Egito, Assíria e os cananeus. Essas grandes nações também merecem ser julgadas por suas responsabilidades diretas nas grandes catástrofes históricas. O outro terço do mundo está formado pelos descendentes de Sem, os semitas. São os povos do deserto que participam de um fundo histórico comum que, de um modo ou de outro, os aproxima. São povos irmãos por consanguinidade e por seu destino histórico. Esse deveria ser o critério para uma busca da paz no Oriente Próximo da atualidade, não a luta nem a exclusão do território.
O número total de povos e nações que descendem dos três filhos de Noé é setenta, número perfeito para a mentalidade hebraica. Não se quer dizer com esse número que o mundo e sua história sejam perfeitos; busca-se consolar e animar o povo, dizendo-lhe que, apesar das dores e das tragédias da história causadas pelo egoísmo e pela “adamacidade” dos tiranos, dos grupos de poder e das nações poderosas, apesar de tudo isso, o mundo e a história estão nas mãos de Deus. Nisso consiste a perfeição: nem a história nem o mundo escaparam das mãos de Deus.
Referências – Versículos relacionados à Gênesis 10 #
Gn 10,14. Caftorim: habitante de Caftor, que é a ilha de Creta ou alguma região costeira da Ásia Menor. No texto, esta palavra está colocada, sem motivo, no fim da frase (ver Am 9,7). Os filisteus, descendentes deles, legaram o nome à Palestina.
Gn 10,25. Faleg significa divisão.