Gênesis 9: Deus abençoa Noé e estabelece uma aliança universal, marcada pelo arco-íris, prometendo não mais destruir a terra com dilúvio.
A humanidade nova #
1 Deus abençoou Noé e seus filhos: “Sede fecundos – disse-lhes ele – multiplicai-vos e enchei a terra. 2 Vós sereis objeto de temor e de espanto para todo animal da terra, toda ave do céu, tudo o que se arrasta sobre o solo e todos os peixes do mar: eles vos são entregues nas mãos. 3 Tudo o que se move e vive vos servirá de alimento; eu vos dou tudo isto, como vos dei a erva verde. 4 Somente não comereis carne com a sua alma, com sangue. 5 Eu pedirei conta de vosso sangue, por causa de vossas almas, a todo animal; e ao homem (que matar) o seu irmão, pedirei conta da alma do homem. 6 Todo aquele que derramar o sangue humano terá seu próprio sangue derramado pelo homem, porque Deus fez o homem à sua imagem. 7 Sede, pois, fecundos e multiplicai-vos, e espalhai-vos sobre a terra abundantemente.”
8 Disse também Deus a Noé e a seus filhos: 9 “Vou fazer uma aliança convosco e com vossa posteridade, 10 assim como com todos os seres vivos que estão convosco: as aves, os animais domésticos, todos os animais selvagens que estão convosco, desde todos aqueles que saíram da arca até todo animal da terra. 11 Faço esta aliança convosco: nenhuma criatura será destruída pelas águas do dilúvio, e não haverá mais dilúvio para devastar a terra.”
12 Deus disse: “Eis o sinal da aliança que eu faço convosco e com todos os seres vivos que vos cercam, por todas as gerações futuras. 13 Ponho o meu arco nas nuvens, para que ele seja o sinal da aliança entre mim e a terra. 14 Quando eu tiver coberto o céu de nuvens por cima da terra, o meu arco aparecerá nas nuvens, 15 e me lembrarei da aliança que fiz convosco e com todo ser vivo de toda a espécie, e as águas não causarão mais dilúvio que extermine toda criatura. 16 Quando eu vir o arco nas nuvens, eu me lembrarei da aliança eterna estabelecida entre Deus e todos os seres vivos de toda a espécie que estão sobre a terra.” 17 Dirigindo-se a Noé, Deus acrescentou: “Este é o sinal da aliança que faço entre mim e todas as criaturas que estão na terra.”
Os filhos de Noé #
18 Os filhos de Noé que saíram da arca eram Sem, Cam e Jafé. Cam era o pai de Canaã. 19 Estes eram os três filhos de Noé. É por eles que foi povoada toda a terra.
20 Noé, que era agricultor, plantou uma vinha. 21 Tendo bebido vinho, embriagou-se, e apareceu nu no meio de sua tenda. 22 Cam, o pai de Canaã, vendo a nudez de seu pai, saiu e foi contá-lo aos seus irmãos. 23 Mas, Sem e Jafé, tomando uma capa, puseram-na sobre os seus ombros e foram cobrir a nudez de seu pai, andando de costas; e não viram a nudez de seu pai, pois tinham os seus rostos voltados. 24 Quando Noé despertou de sua embriaguez, soube o que lhe tinha feito o seu filho mais novo. 25 “Maldito seja Canaã – disse ele –; que ele seja o último dos escravos de seus irmãos!” 26 E acrescentou: “Bendito seja o Senhor Deus de Sem, e Canaã seja seu escravo! 27 Que Deus prospere a Jafé; e este habite nas tendas de Sem, e Canaã seja seu escravo!”
28 Noé viveu ainda depois do dilúvio trezentos e cinquenta anos. 29 A duração total da vida de Noé foi de novecentos e cinquenta anos; e morreu.
Comentários de Gênesis 9 #
a) Gn 9,1-17 Aliança de Deus com Noé. Assim como no início da criação (1,1–2,4a), Deus abençoa a obra criada e, de maneira muito especial, todos os seres vivos (1-3), e confia a Noé e à sua família — como ao primeiro casal — o cuidado e a administração do restante da criação. No entanto, existe uma ênfase especial na responsabilidade com o irmão. O Senhor estabelece sua posição de forma clara em relação à violação do direito à vida de cada ser vivo, especialmente do irmão (v.5s).
Os vv.8-17 nos apresentam a aliança de Deus com Noé. Embora esta narração apareça no texto antes de Abraão e da aliança de Deus com ele e sua descendência (Gn 15,1-21), e muito antes da aliança no Sinai (Ex 19–24), na realidade, é uma narração de aliança muito mais recente que a de Abraão e a do Sinai. Trata-se da aliança “noélica”, cujo sinal distintivo é o arco-íris. A escola sacerdotal (P), preocupada em resgatar a identidade de Israel e sua exclusividade no mundo, não pode negar que a preocupação paternal de Deus se estende a toda a humanidade.
Existe uma explicação para a inclusão desse texto nesse lugar. Após o exílio, a crença monoteísta já estava praticamente consolidada em Israel (cf. Is 44,5-8) e a consequente paternidade universal de Deus (Is 56,3-8). No entanto, a crença dos israelitas em ser o povo escolhido resiste a aceitar que todos os humanos, sem exceção, estejam no mesmo plano de igualdade. Ao abranger a humanidade inteira sob a aliança com Noé, afirma-se a paternidade geral de Deus sobre todos os seres vivos. O sinal, também universal, é o arco-íris, mas Israel está muito mais próximo de Deus, ocupando um lugar significativo em sua relação com ele pela aliança estabelecida com Abraão, cujo sinal é muito mais íntimo, uma marca na carne: a circuncisão (Gn 17,10s).
A diferença entre Israel e o restante da humanidade será eliminada por Jesus. Com ele, ficam abolidas todas as formas de divisão e separação entre povos e crentes. A partir desse momento, a única atitude que estabelece diferenças entre os fiéis é o amor e a prática da justiça, a escuta e a prática da Palavra de Deus (cf. Lc 11,28). Isso é perfeitamente ilustrado na passagem evangélica sobre a ruptura do véu do templo que Marcos e Mateus narram por ocasião da morte do Senhor (Mt 27,51; Mc 15,38). O mesmo Paulo anuncia com força o fim de toda divisão ou distinção (cf. Rm 10,12; Gl 3,28; Cl 3,11).
b) Gn 9,18-29 Os filhos de Noé. Esta passagem antecipa a narração da descendência de Noé, no capítulo seguinte, e procura explicar as relações internacionais de Israel ao longo de sua história. Trata-se de um relato etiológico, cujo objetivo é explicar as causas de uma realidade ou de um fenômeno vivido naquele momento.
A explicação é sempre colocada sob a autoridade de Deus, para que pareça algo que procede da própria vontade divina. No entanto, uma interpretação sob o prisma da justiça revela imediatamente que, na mente reta de Deus, não tem fundamento a separação entre os povos, muito menos a submissão de uns aos outros. Também é necessário iluminar esta passagem, assim como a da aliança com Noé (9,8-17), com as palavras e a prática de Jesus. Ou seja, é preciso interpretá-la à luz da nova aliança estabelecida por Jesus.
Referências – Versículos relacionados à Gênesis 9 #
Gn 9,25. O último: literalmente o escravo dos escravos. Noé amaldiçoou Canaã porque não podia amaldiçoar seu pai, o qual tinha sido abençoado por Deus (cf. 9,1).
Bíblia de Estudos Ave-Maria – Todos os direitos reservados.
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